domingo, 20 de fevereiro de 2011

COMO CURAR A GAGUEIRA COM BOLINHAS DE GUDE

 

INDICAÇÕES DO OSCAR 2011

- MELHOR FILME: O DISCURSO DO REI

- ATOR: COLIN FIRTH

- ATRIZ COADJUVANTE HELENA BONHAM CARTER

:- ATOR COADJUVANTE: GEOFFREY RUSH

- DIRETOR: TOM HOOPER

- ROTEIRO ORIGINAL

- MONTAGEM

- AVALIAÇÃO PESSOAL: BOM

Convenhamos o quanto é difícil governar sendo gago; tropeçando nas letras naquele estádio cheio de gente, naquela Inglaterra arrogante; na iminência da morte no discurso ameaçador (cristalizado) do neurótico Hitler: “Vou matar vocês antes que o seu rei termine o discurso”.

O presidente... Desculpe o engano, o Rei com a farda pomposa – presidente é invenção de pobre; isso na cabeça dos intransigentes Ingleses. Já repararam que apenas eles, no mundo, constroem carros com o volante no lado direito? Será que eles estão certos e por causa da gaguez não conseguiram dizer o motivo de tanta convicção? – olha aquela multidão e aí... Olha para a câmara pálido, mudo, parece que tudo vai desmoronar; até os figurantes se irritam, e não é para menos, a guerra está para acontecer (a segunda mundial) e o Rei não diz nada, nadinha de naaa... Da.

Uma coisa o filme faz jus, você não vê pobre. Onde se vê Rei não se vê pobre. A verdade é que pobre não pede esmola a rei, é decreto real com punição de morte, para o pobre é claro; e o filme não poderia explorar essa ignomínia.

Enfim, o Rei fica muito puto e não é com a guerra, com as mortes e destruições, é com a gagueira; que, segundo avaliações recentes da medicina moderna não há cura, (vá que naquela época eles não soubessem disso!), no entanto, e eis é o grande lance do filme, ele conhece um sujeito pilantra que se diz médico - aqui no Brasil seria chamado de charlatão - e que curaria a gagueira dando-lhe bolinhas de gude para brincar na boca.

Um famoso crítico de cinema brasileiro chegou a dizer que o mérito do filme é essa relação que começa azeda e termina amorosa (no bom sentido, é claro), que faz a delícia do público.

É isso aí! Ele fica curado, assume a amizade com o médico charlatão que tanto agradou ao nosso crítico... Ah! Vocês viram a cara de Churchill? Não foi à toa que a Luftwaffe alemã foi neutralizada pela RAF britânica no mar do norte; e a Operação Leão do Mar foi adiada inde... De...Fi.. Finida...men...mente, ufa!

Ainda há quem diga que um e-mail anônimo circula entre os votantes da Academia apontando ligações do monarca vivido por Colin Firth com ação contra os judeus antes da II Guerra.(?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário