terça-feira, 1 de março de 2011

PREMIAÇÃO OSCAR 2011

20110228081141_oscar2011

 

FILME: O DISCURSO DO REI

DIRETOR: TOM HOOPER (O DISCURSO DO REI)

ATOR: COLIN FIRTH (O DISCURSO DO REI)

ATRIZ: NATALIE PORTMAN (CISNE NEGRO)

ATOR COADJUVANTE: CHISTIAN BALE (O VENCEDOR)

ATRIZ COADJUVANTE: MELISSA LEO (O VENCEDOR)

ROTEIRO ORIGINAL: DAVID SEIDLER (O DISCURSO DO REI)

ROTEIRO ADAPTADO: AARON SORKIN (A REDE SOCIAL)

ANIMAÇÃO: TOY STORY 3

FILME ESTRANGEIRO: EM UM MUNDO MELHOR (DINAMARCA)

TRILHA SONORA: A REDE SOCIAL

CANÇÃO: WE BELONG TOGETHER (TOY STORY 3)

DOCUMENTÁRIO: TRABALHO INTERNO.

 

 

O “DISCURSO DO REI” que já vinha se afigurando como o grande favorito ao título de melhor filme nas indicações do SAG (sindicato dos atores) e do PGA (sindicato dos produtores), faturou a premiação máxima da academia com quatro estatuetas. Não houve, portanto, grande surpresa, mas deixou aquele gostinho amargo de ganhou, mas não mereceu.

Todos se esmeraram em conciliar as opiniões com o óbvio intuito de não desagradar a Academia e, mais uma vez, perdeu-se a oportunidade da despolitização do cinema. Em 2010 Guerra ao Terror levou a melhor ante a sensacional produção de Avatar, e a justificativa foi a conscientização política, como se a questão política não estive expressa em cada árvore, cada tiro, cada mudança comportamental.

No caso de o Discurso do Rei, o comentário comum da crítica foi de que a Academia fez a opção (eterna, segundo alguns) pela tradição. E, diga-se de passagem, o filme é realmente a cara da Academia, mas a altivez de Cisne Negro, retomando o drama e as contradições humanas na brilhante performance de Natalie Portman, tinha todos os ingredientes de vencedor.

Até mesmo A Rede Social, aclamado por muitos como inovador e “que busca dialogar com a narrativa moderna” (leia-se o poder das novas mídias), não foi tão impactante quanto Cisne Negro. Quem assistiu Piratas do Vale do Silicío irá perceber uma relação direta (Bill Gates, aliás, é destacado em A Rede Social fazendo palestra para turma de HARVARD), não colocando esse aspecto como original. É bom não esquecer que esse tema já está defasado diante do rápido avanço tecnológico.

E se dialogar é expor jovens, fraudando ações e acumulando riquezas sem qualquer moralidade, exibindo-os como troféus universitários classe média, então é passada a hora de Deus descer à Terra.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário