quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ESCREVENDO UM LIVRO – CONDENADO

O JULGAMENTO DE JUDAS


É até previsível a finalização do poema. O que não se esperava, pelo menos eu não esperava, era a condenação que, diga-se de passagem, foi rápida e sem sustentação, por força de  “nada mais redime a morte de Jesus”… Até parece que há uma preocupação de finalização por falta de argumentos racionais e, tampouco, místicos. Judas simplesmente sai de cena carregando sua cruz para junto de Jesus a quem ele reagiu violentamente como sendo “beneficiário” de sua dor.
Poderíamos pensar dentro dos limites cristãos a possibilidade de Judas retornar ao “Inferno”, local para onde vão os pecadores, no entanto…
Eis, então, a linha com a qual costurei minhas primeiras idéias de uma possível alegoria do poeta… (?)


Compreendo meus senhores.
Temeis o fogo eterno e seus horrores
E fugistes à liça...
Calaste à razão e a consciência...
Não vos pedi perdão nem clemência...
Só vos pedi-JUSTIÇA-


OH JUSTIÇA! OH JUSTIÇA! Existirás?
Eu te busco entre os homens... Não estás.
SOU JUDAS O MALDITO...
Subirei para o céu...Verei Jesus...
Levarei, sobre os ombros, minha cruz

No calor do meu grito


JUSTIÇA!
JUST!
JUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário