quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Roteiro turístico - Ilha das Caieiras, Vitória ES. Passeio em família.







Ilha dasCaieiras - Tem essa denominação derivada de dois fatores: geográfico e econômico.

Já nas primeira cartas náuticas após a ocupação da capitania do ES por Vasco Fernandes Coutinho, a região apresenta-se como um manguezal que nas cheias transforna-se em uma grande ilha.

Na década de 20 do século passsado, José Lemos de Miranda construiu um forno - caieira - para produção da cal em razão da grande quantidade de molusco presente à região, que depois de ensacada era exportada pelo porto de Vitória.

                                                                *
Contornando a ilha de Vitória, lado oeste, pela Rodovia Serafim Derenze, chega-se ao bairro Conquista, extensão do maciço da Fonte Grande.

No alto do morro foi construído um mirante.

Vê-se a geografia do Moxuara - figura 1 acima, no município de Cariacica  e do Mestre alvares no município da Serra - figura 2, abaixo.

A Ilha das Caieiras faz parte do complexo demográfico da “Grande São Pedro”, que compreende 10 bairros.

Continuando pela Serafim Derenze chegamos a São Pedro V, entrada para a cooperativa das desfiadeiras de siri, atrativo cultural de bairro pesqueiro e fonte de renda e dignidade para seus membros moradores da Ilha.
Por fim chegamos ao Píer
com uma vista mais que deslumbrante.

 E, para apreciar a natureza degustando um bom prato de casquinha de Sirí,
nos sentamos, eu e minha esposa  e ali ficamos horas coversando e bebendo uma cerveja geladíssima, enquanto ficávamos embriagados com a beleza sa região.

- Pena que nos cobraram $ 4,50 a garrafa.

Terminado o aperitivo, fomos almoçar em um dos vários restaurantes na proximidade.
Comemos uma Moqueca de Badejo por $ 75,00.

Acho que a fome nos fez esquecer de tirar fotos do prato de moqueca - não se confunda com Peixada, é outra coisa!

A Moqueca não leva leite de côco e muito menos azeite de dendê. Ela é BÁSICA no que se refere ao tempero: alho, tomate e extrato, coentro, cebola e, o principal, cozinhada na panela  feita  de barro  extraído  do mangue, e que depois de pronta  leva uma camada de tinta preta extraída de planta local.

.

3 comentários:

  1. Gostei muito desse nosso passeio, apesar do "rombo na bolsa", obrigada pelo dia!!
    Nossa cidade é cheia de história e recantos maravilhosos, né? Tudo tão pertinho, tão ao nosso alcance...topo explorar mais essas belezuras, tá?..rsss
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  2. É sempre caro assim? Ou só na semana santa?
    Coitado do capixaba, com tantas gostosuras e não poder apreciar, nem a beleza, porque vai dar vontade de comer e não pode.

    ResponderExcluir
  3. NÃO É CARO NÃO.....POIS É UMA CULTURA FEITA MANUALMENTE E QUE DA MUITO TRABALHO PRINCIPALMENTE O DESFIO DO SIRI, FORA A DOR QUE AS DESFIADEIRAS DE SIRI SENTEM APÓS ANOS DE TRABALHO E QUE NÃO TEM CURA COMO A LER, DOR NA COLUNA E NAS PERNAS...É QUE O POVO DEVERIA DAR MAIS VALOR A CULTURA DE SUA REGIÃO E PARAR DE RECLAMAR, POIS QUANDO VÃO VIAJAR EM OUTRO ESTADO GASTAM E NEM RECLAMAM......

    ResponderExcluir