quinta-feira, 20 de agosto de 2009

MARÉ, NOSSA HISTÓRIA DE AMOR

FT0000122mini

PRODUÇÃO: BRASIL, FRANÇA, URUGUAI.

ANO: 2007

COM:  CRISTINA LAGO ... ANALÍDIA
VINÍCIUS D'BLACK ... JONATA

MARÉ È UM FILME ALEGRE APESAR DE TRÀGICO. CHEIO DE VIDA APESAR  DE ENCERRAR A MORTE. DIFÍCIL CONCEBER A GRANDEZA DE UM ROMEU E JULIETA ADAPTADO À FAVELA DO RIO DE JANEIRO NOS DIAS ATUAIS. ISSO È MARÉ. OUSADO, INEBRIANTE…,  UM ESPETÁCULO MUSICAL ONDE A DANÇA SURGE COMO ALTERNATIVA DE RESGATE DA CIDADANIA POR AQUELES QUE NÃO CORROBORAM COM A VIOLÊNCIA.

EM OUTRO ASPECTO, MARÉ SE DÁ O DIREITO DE CRITICAR UMA INJUSTA SOCIEDADE DIVIDIDA EM ESTRATOS, ONDE AS DIFERANÇAS SÃO APROFUNDADAS PELA AUSÊNCIA OU DESCASO DO “ESTADO”  REGULADOR. A CONSEQUÊNCIA É A PRODUÇÃO DE CULTURAS ANTAGÔNICAS QUE BUSCAM ESPAÇOS DEFINIDOS PARA SE DESENVOLVER, CRIANDO, ASSIM, NOVOS PONTOS DE CONFLITOS.

sábado, 15 de agosto de 2009

DICA DE FILMES

 

ft0000001mini

ESTÔMAGO -
GÊNERO: DRAMA, BRASIL, 2007
COM:
JOÃO MIGUEL, FABIULA NASCIMENTO, BABU SANTANA, CARLO BRIANI, ZECA CENOVICZ, PAULO MIKLOS, JEAN PIERRE NOHER, HELDER SILVA, BETINA BELLI, RODRIGO FERRARINI, PEDRO MOREIRA, SYD CORREA, TINO VIANA, ALTAMAR CEZAR, MARCO ZENNI

ESTÔMAGO TEM A QUALIDADE DE SER CÁUSTICO E IRREVERENTE, SUTIL, PENETRANTE ; RETRATA A TRAJETÓRIA DE NONATO CHEGADO À CIDADE E EXPOSTO A UM PADRÂO DE COMPORTAMENTO EM QUE A COMPREENSÃO DO FENÔMENO SOCIAL É FATOR FUNDAMENTAL À SOBREVIVÊNCIA. DOTADO DE GRANDE SENSIBILIDADE PERCEPTIVA, NONATO ALÇA VÔO SOCIALMENTE, MESMO SENDO E ESTANDO PRISIONEIRO POR ASSASSINATO... EIS O GRANDE LANCE DO FILME. AGUDAMENTE IIRÔNICO, O ANTI- HERÓI CONSTRÓÍ SEU DESTINO INFLUENCIANDO E SENDO INFLUENCIADO A PARTIR DE UM DOM NATO DE SABER TEMPERAR OS INGREDIENTES DE UMA "BOA COMIDA".

BOLO-DE-ROLO PERNAMBUCANO

Doce brasileiro, típico de PERNAMBUCO. A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açucar.
"Nascido" em Pernambuco, é uma adaptação do "COLCHAO DE NOIVA" potuguês - trocando na receita seu recheio de amêndoa por goiaba. Passou-se a enrolar esse bolo em camadas cada vez mais finas com um rolo, daí o nome.O bolo-de-rolo foi reconhecido como patrimônio imaterial de PERNAMBUCO.Quem dele já provou sabe o quão delicioso é. Não compreendo como Ana Maria Braga ainda não o descobriu!Falta de tempo? Preocupação da Globo com a Record? Edir Macedo...? Santo Deus! È bolo demais para se provar do bolo-de-rolo pernambucano.